Consultórios e Clínicas em Petropolis - Natal - RJ
Teo Tratamento Especializado De Ortondontia – Natal – RJ
Consultorio Medico Francenilma Alves De Souza – Natal – RJ
Fique Sabendo?
Aneurisma da aorta abdominal – O que é
O termo aneurisma provém do grego e significa dilatação e aplica-se sempre que há um aumento irreversível do diâmetro normal das artérias. Caracteriza-se por tumefação mais ou menos volumosa, pulsátil e com expansão, isto é, com uma variação de diâmetro síncrona com a pulsação arterial.
O aneurisma da aorta abdominal (AAA) infrarrenal é uma doença relativamente frequente, denominando-se como tal sempre que a dilatação for superior a três centímetros.
Resulta de uma fraqueza estrutural da parede arterial, nomeadamente da túnica média, sendo a sua causa mais frequente a aterosclerose. Nestas situações tem em regra uma distribuição focal, com localizações preferenciais na aorta abdominal infrarrenal e nas artérias poplítea e subclávia.
É mais frequente a partir dos 65 anos, mais comum no sexo masculino e a sua prevalência é maior em pacientes com doença coronária ou arterial oclusiva periférica e em portadores de aneurismas periféricos.
Se a prevalência na população portuguesa for semelhante à de outros países europeus, poder-se-á admitir que pode haver cerca de 500 novos casos por ano, com tendência a aumentar, consequência do progressivo envelhecimento da população.
A sua importância clínica deriva essencialmente da irreversibilidade da dilatação arterial e do seu carácter progressivo, a qual pode conduzir à rutura, situação fatal se não tratada cirurgicamente, e associada a elevada mortalidade – 80% nas melhores séries publicadas, o que contrasta com um risco cirúrgico mínimo (menor que 4%) – quando é tratado de forma programada.
Artrose no joelho tem cura? Qual é o tratamento?
Artrose no joelho não tem cura. Trata-se de uma doença crônica, sem medicamentos ou tratamentos específicos capazes de curá-la definitivamente. Contudo, com o tratamento adequado, é possível controlar a evolução da artrose, aliviar os sintomas e melhorar as funções do joelho.
Eczema – Sintomas
Como se manifesta o eczema atópico?
Prurido associado a sinais como vermelhidão, exsudação, secura e descamação da pele e, em situações mais prolongadas, cicatrizes provocadas por comichão persistente.
Quando as lesões aparecem em determinados locais, variando conforme o grupo etário: nas crianças mais pequenas, na cabeça e nas superfícies extensoras dos membros; nos jovens e nos adultos nas superfícies de flexão (atrás dos joelhos e na frente dos cotovelos) e também nas pálpebras e na região peri-labial.
Ligação a outras doenças alérgicas, nomeadamente asma e/ou rinite alérgica.
Histórico familiar de doenças alérgicas.
Como se manifesta o eczema de contacto alérgico?
Quando existe o contacto, repetitivo ou durante longos períodos de tempo:
Da pele com um alergénio. Entre as mais frequentemente estão os metais (níquel, crómio, cobalto), os cosméticos, os medicamentos, as borrachas e as colas, entre outros.
A pele manifesta vermelhidão, vesículas com exsudação e prurido no local, podendo esta reação estender-se a outras partes do corpo e persistir mais de uma semana.
A pele apresenta-se seca, gretada, escamosa e endurecida.
Hemácias altas na urina: o que pode ser e como tratar?
Hemácias altas na urina ou hematúria, significa a presença de sangue na urina e pode ser provocada por doenças como infecção urinária, pedras nos rins, alterações de próstata, bexiga e problemas renais.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Petropolis - Natal - RJ