Consultórios e Clínicas em Pinheirinho - Curitiba - PR
Consultorio Medico Integrado – Curitiba – PR
Carlos Cesar Casagrande Nunes – Curitiba – PR
Sonia Cristina Barros Venancio – Curitiba – PR
- 1
- 2
Fique Sabendo?
Manobra de Heimlich – O que é
A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência.
Utiliza-se para impedir a asfixia motivada pelo bloqueio das vias respiratórias seja por um alimento ou por outro objecto.
Obstrução da via lacrimal – O que é
Após ser produzida, a lágrima é drenada a partir da porção interna das pálpebras até à cavidade nasal. Por vezes essa via pode ficar obstruída, conduzindo a queixas persistentes de lacrimejo (nestes casos denominado de epífora). O excesso de lágrima pode, contudo, ser causado não por uma deficiente drenagem mas antes por um aumento da sua produção, associado por exemplo a patologia da superfície ocular. Desta forma, perante queixas de lacrimejo excessivo ou sensação de olho húmido torna-se importante um exame detalhado por um Oftalmologista para a identificação da causa.
Quais são os sintomas de uma cólica renal?
A cólica renal caracteriza-se como uma dor intensa na região lombar que começa subitamente e pode irradiar para a lateral do abdômen, virilha e região genital. Sua principal causa é a presença de pedra nos rins (cálculo renal). Os sintomas normalmente têm início quando a pedra sai do rim e obstrui o canal que leva a urina do rim à bexiga (ureter), causando uma dilatação do rim que provoca dores intensas.
Discalculia – Sintomas
Pode ser difícil identificar corretamente uma perturbação da aprendizagem. Os sinais indicadores da discalculia incluem várias dificuldades:
Na identificação de números (visual e auditiva)
Em estabelecer uma correspondência recíproca (contar objetos e associar um número a cada um)
Em perceber conjuntos e quantidades
No cálculo
No entendimento do conceito de medida
Na aprendizagem das horas
Na compreensão do valor das moedas
No entendimento da linguagem matemática e dos símbolos
Em resolver problemas orais
A discalculia pode associar-se a uma deficiente organização visuo-espacial e integração não verbal (as crianças não conseguem distinguir rapidamente as diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos), a dificuldades em observar grupos de objetos e dizer qual deles contém uma maior quantidade de elementos, em calcular distâncias, a distúrbios ao nível da imagem corporal, a desorientação (na distinção esquerda-direita), na perceção social e na realização de julgamentos e a um desempenho em testes de inteligência superior nas funções verbais comparativamente às funções não verbais.
As crianças com perturbações da aprendizagem podem ter mais dificuldades em compreender e seguir instruções, em recordarem o que lhes é dito, exibem má coordenação na marcha, no desporto ou, até, em gestos simples como segurar um lápis, perdem facilmente ou arrumam mal os livros e os trabalhos de casa, não entendem bem o conceito de tempo, tendem a ser renitentes na realização de tarefas que envolvem leitura, escrita ou matemática e podem apresentar um comportamento hostil ou de desafio em relação a esses deveres.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Pinheirinho - Curitiba - PR