Consultórios e Clínicas em Pocao - Cuiaba - MT

Publicidade

Maria Rosangela Santos – Cuiaba – MT



Leandro Ferreira Da Silva – Cuiaba – MT



Barros Carvalho Ltda – Cuiaba – MT



Augusto Aurelio De Carvalho – Cuiaba – MT



Carlos Augusto Leite De Barros Carvalho – Cuiaba – MT



Fique Sabendo?


Artrite inflamatória – O que é

As artrites inflamatórias fazem parte de um conjunto de doenças que afetam o sistema imune e, por isso, os sistemas de defesa do corpo atacam os tecidos do próprio organismo em vez atacarem microrganismos ou substâncias externas. Estas patologias são conhecidas como doenças autoimunes.

Corresponde a um processo inflamatório articular que se caracteriza pela presença de derrame articular e/ou dor à movimentação, calor, vermelhidão e limitação funcional. De um modo geral, os seus sinais e sintomas duram até seis semanas. Podem afetar apenas uma articulação (monoartrite), menos do que cinco (oligoartrite) ou mais do que cinco (poliartrite).

As artrites inflamatórias mais comuns são a artrite reumatóide, a espondilite anquilosante e a artrite associada à psoríase. Estas doenças podem atingir homens, mulheres e crianças em qualquer idade a afetar outras partes do corpo. Contudo, no caso da artrite reumatóide, 75% dos pacientes são do género feminino e ocorre mais frequentemente entre ao 25 e os 50 anos. O lúpus eritematoso sistémico é igualmente mais comum nas mulheres. Por outro lado, a artrite psoriásica e a espondilite anquilosante são mais usuais em populações mais jovens.

As artrites inflamatórias não são curáveis mas o seu prognóstico tem vindo a melhorar nos últimos 20/30 anos. Existem novos tratamentos que são iniciados mais cedo, reduzindo assim a lesão articular, a necessidade de cirurgia e o número de complicações.

É importante não confundir as artrites inflamatórias com a osteoartrose, que corresponde a um processo degenerativo que ocorre quando se verifica desgaste das cartilagens e/ou ligamentos. Quando essas estruturas estão lesadas, os músculos que as rodeiam contraem-se para proteger a articulação. Quando esse mecanismo não é eficaz, o osso em torno da articulação cresce formando esporões que tentam estabilizar a articulação.

No caso das artrites inflamatórias, os desafios colocados aos doentes são de ordem física (dor, incapacidade, fadiga, lesão de articulações e órgãos) e emocional (depressão, frustração, ansiedade).


Tem como o ginecologista saber se rompi o hímen? E se eu não quiser que conte aos meus pais?

Sim. Na maioria das vezes o médico consegue através do exame físico, confirmar se o hímen foi rompido. A não ser que tenha uma condição menos comum, chamado de hímen complacente, o qual nem sempre é rompido nas primeiras relações.


É possível perder a virgindade com o dedo?

Sim, é possível “perder a virgindade” com o dedo, se perder a virgindade nesse caso significa o rompimento do hímen. Qualquer objeto introduzido na vagina, inclusive os dedos, pode romper o hímen, o que está usualmente associado à perda da virgindade.


Entre as ações de cuidado e prevenção Mal Subito

  • procurar por um médico ao observar algum sintoma diferente;
  • realizar check-ups para diagnóstico precoce de doenças silenciosas;
  • incluir atividade física na rotina;
  • optar por uma alimentação rica em frutas, verduras, grãos e proteínas de qualidade;
  • hidratar-se;
  • evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal;
  • controlar os níveis de colesterol, hipertensão e diabetes;
  • buscar formas de reduzir os níveis de estresse;
  • dormir bem;
  • reduzir a gordura abdominal.

Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Pocao - Cuiaba - MT

Publicidade