Consultórios e Clínicas em Pq Continental - Sao Paulo - SP

Publicidade

Cons Katia Regina Escobar De Almeida – Sao Paulo – SP



Fique Sabendo?


Icterícia Neonatal – Causas

No recém-nascido a icterícia é na maioria dos casos fisiológica, ou de desenvolvimento, surgindo habitualmente pelo 3º dia de vida, em consequência da imaturidade hepática do recém-nascido. Os bebés prematuros têm maior incidência deste tipo de icterícia, justamente por serem mais imaturos. Esta icterícia, apesar de não ser considerada doença, pode implicar terapêutica por fototerapia. O que determina a necessidade de terapêutica é o valor de bilirrubina no sangue. A icterícia do desenvolvimento regride habitualmente até aos 15 dias de vida. 

Outra causa frequente de icterícia no período neonatal é a incompatibilidade de sangue entre a mãe e o recém-nascido. Os pais estão familiarizados com os diversos tipos de sangue, bem como com o factor RH. Entre os sangues da mãe e filho também podem surgir incompatibilidades que condicionam maior, e mais precoce, destruição dos glóbulos vermelhos provocando  icterícia. 

O sangue humano não é todo compatível entre si, podem originar reacções imunológicas defensivas com a consequente produção de anticorpos. 

Outras causas raras de icterícia no período neonatal existem, geralmente associadas a doenças importantes.


Cancro do Pâncreas – Prevenção

Não existem estratégias de prevenção para o cancro do pâncreas. Deverá adoptar hábitos saudáveis, como não fumar e ter uma dieta equilibrada, bem como estar atento a eventuais sintomas.


O que é adenite e o que pode causá-las?

Adenite é a inflamação aguda de um gânglio linfático, popularmente conhecida como “íngua”. As adenites podem ser causadas por bactérias, vírus, fungos ou protozoários que chegam ao gânglio linfático e geram a infecção. Esses micro-organismos podem alcançar o linfonodo em casos de doenças virais ou bacterianas, como sífilis e tuberculose, ou ainda através de uma infecção na pele, ouvido, nariz ou olhos.


Útero em retroversoflexão interfere para engravidar?

Não, útero em retroversoflexão (retrovertido) não traz dificuldades para engravidar nem interfere com a gravidez. O útero retrovertido é apenas uma variação da posição anatômica do útero, em que ao invés de o útero estar virado para frente ele está voltado para trás.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Pq Continental - Sao Paulo - SP

Publicidade