Consultórios e Clínicas em Praia Da Costa - Vila Velha - ES
Carla Guerra Vasconcelos – Vila Velha – ES
Amelia Guilhermina Werner Soares Coelho – Vila Velha – ES
Joao Evangelista Teixeira Lima – Vila Velha – ES
Yara Santos Rosetti Canal – Vila Velha – ES
Psintegrada Psicologia E Saude Integrada – Vila Velha – ES
Raphaela Lima Biasitti – Vila Velha – ES
Fique Sabendo?
Hemofilia A e B – Doenças e Tratamentos
Os fatores da coagulação, que estão presentes no sangue, são representados em numeração romana de I a XII.
Nevos dérmicos – Doenças e Tratamentos
De ligeiramente elevados a uma forma papilomatose, os nevos cutâneos podem variar desde cor-de-rosa a castanho claro ou castanho escuro. São tumores benignos e melanócitos e o aparecimento de um melanoma com origem num nevo dérmica é um acontecimento raro.
Quando fazer o ultrassom
A partir das 5 semanas de gravidez o médico pode fazer uma ultrassonografia transvaginal para observar o saco gestacional e verificar se a gestação está de desenvolvendo dentro do útero, porque em alguns casos, pode ocorrer a gravidez ectópica, que é quando apesar da mulher estar grávida o bebê está se desenvolvendo nas trompas, o que é muito grave e coloca em risco a vida da mulher.
Diverticulite – O que é
Os divertículos são sacos ou bolsas que se desenvolvem através de fraquezas da parede do cólon, habitualmente localizados na sigmoideia ou no cólon esquerdo, por vezes atingindo todo o cólon. A diverticulose corresponde à presença destes sacos e a diverticulite representa a inflamação desses divertículos ou outras complicações associadas a eles.
Não é ainda clara a razão pela qual os divertículos inflamam. Admite-se que forças mecânicas, como o aumento da pressão no cólon ou o encerramento da abertura do orifício do divertículo por fezes, possam levar à sua infeção e inflamação.
A diverticulose do cólon é uma situação comum, estimando-se que cerca de um terço dos adultos com mais de 60 anos a apresente de forma assintomática. Considera-se que afeta cerca de 50% da população ocidental com pelo menos 60 anos e quase toda aos 80 anos. Só uma pequena percentagem daqueles que têm divertículos do cólon é que apresentam sintomas e raramente é necessária cirurgia.
Trata-se de um problema importante pela mortalidade resultante das suas complicações, onde se incluem a diverticulite, a formação de abcessos, a perfuração, a peritonite, as fístulas, a obstrução e a hemorragia. Estas complicações desenvolvem-se entre 10% a 40% dos indivíduos com diverticulose. Alguns estudos indicam cerca de 23.600 óbitos por ano, na Europa, por complicações da diverticulose. Além da mortalidade associadas às complicações e do respetivo impacto familiar, profissional e social, importa referir ainda os custos elevados desta doença.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Praia Da Costa - Vila Velha - ES