Consultórios e Clínicas - PsiquiatraEncontre Psiquiatra com Preço Acessível

Publicidade

Rede Telesaude De Vitoria De Santo Antao – Vitoria De Santo Antao – PE



Ceo Dr Ronaldo Luiz Donadel Leme – Leme – SP



Clinica Eliandre Palermo – Sao Paulo – SP



Andreia Sebastiana De Morais Resende E Miranda – Divinopolis – MG



Massue Okada – Manaus – AM



Ana Maria Scabello – Araraquara – SP



Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

siquiatria é uma das especialidades da Medicina, e basicamente é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral. São exemplos destas: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras.

A avaliação psiquiátrica envolve, além de uma avaliação médica geral, o exame do estado mental e a história clínica psiquiátrica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias; critérios bastante usados hoje em dia, principalmente na saúde pública, são a CID-10, da Organização Mundial de Saúde, e o DSM-5 da American Psychiatric Association. Uma avaliação médica geral também deve ser garantida no contexto da avaliação psiquiátrica, dada a importane influência das condições médicas gerais no comportamento humano e no desenvolvimento natural dos transtornos mentais.

Os medicamentos psiquiátricos, ou psicofármacos são parte importante do arsenal terapêutico, o que é único na Psiquiatria, assim como procedimentos não farmacológicos, ou “físicos” como a eletroconvulsoterapia e Estimulação magnética transcraniana por exemplo. A psicoterapia também faz parte do arsenal terapêutico do psiquiatra, embora também possa ser utilizada por outros profissionais de saúde mental, como Psicólogos. Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial (consultas) ou em outros regimes, como hospital dia ou internação. Internação é indicada em casos mais selecionados, de acordo com a gravidade do transtorno ou necessidade de um acompanhamento mais próximo da equipe de tratamento, como por exemplo quando há risco de suicídio.

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer “arte de curar a alma”.

Aparentemente, a Psiquiatria originou-se no século V a.C., enquanto que os primeiros hospitais para doentes mentais foram criados na Idade Média. Durante o século XVIII a Psiquiatria evoluiu como campo médico e as instituições para doentes mentais passaram a utilizar tratamentos mais elaborados e humanos. No século XIX houve um aumento importante no número de pacientes. No século XX houve o renascimento do entendimento biológico das doenças mentais, introdução de classificações para os transtornos e medicamentos psiquiátricos. Estudos científicos continuam a buscar explicações para as origens, classificação e tratamento dos transtornos mentais.

Os transtornos mentais são descritos por suas características patológicas, ou psicopatologia, que é um ramo descritivo destes fenômenos. Muitas doenças psiquiátricas ainda não têm cura. Enquanto algumas têm curso breve e poucos sintomas, outras são condições crônicas que apresentam importante impacto na qualidade de vida do paciente, necessitando de tratamento a longo prazo ou por toda a vida. A efetividade do tratamento também varia em cada paciente.

O psiquiatra é o médico especializado em Psiquiatria, a área da Medicina que atende, diagnostica, trata, reabilita e previne os Transtornos Mentais e de Comportamento. O termo Psiquiatria deriva do grego “arte de curar a alma”.

Entre as doenças mentais diagnosticadas e tratadas pelos psiquiatras, estão: depressão, transtorno de ansiedade, esquizofrenia, demência, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno bipolar e de personalidade. Para identificá-las, o médico analisa o paciente de forma completa, por diferentes perspectivas: psicológica, biológica, cultural etc.

Para o tratamento dos transtornos mentais, o psiquiatra receita medicamentos e terapias diversas, principalmente a psicoterapia. É comum que os psiquiatras trabalhem em conjunto com outros profissionais, como psicólogos e neurologistas.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, as subespecialidades da Psiquiatria são:

Pedopsiquiatria: especialistas em crianças e adolescentes;
Gerontopsiquiatria: especialistas em idosos;
Psiquiatria forense: psiquiatras que realizam laudos de sanidade para casos civis e criminais, e tratam criminosos e pacientes que apresentam riscos;
Psicoterapia: psiquiatras que também utilizam a psicoterapia (nesse caso, é preciso de uma formação complementar).
Qual é a função de um psiquiatra?
A principal função do médico psiquiatra é melhorar o bem-estar psíquico e aliviar o sofrimento do paciente. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), entre as funções do médico psiquiatra, estão:

Realizar consultas e atendimentos médicos;
Tratar pacientes e clientes;
Implementar ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas;
Coordenar programas e serviços em saúde;
Efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas;
Elaboram documentos;
Difundir conhecimentos da área médica.
Qual a diferença entre psiquiatra e psicólogo?
Ambos cuidam da saúde mental e, muitas vezes, trabalham em conjunto. Apesar disso, a atuação do psiquiatra e do psicólogo são diferentes. O médico psiquiatra identifica os transtornos mentais e trata seus sintomas com medicamentos.

Já o psicólogo, busca entender, por meio da terapia, as causas desses problemas e ajuda o paciente a lidar com eles. Por não ser médico, o psicólogo não pode prescrever medicações.

No tratamento de pacientes, os dois trabalham juntos até que o paciente possa deixar de usar os medicamentos e aprenda a lidar com seus problemas de forma independente.

Como é uma consulta com um psiquiatra?
Na primeira consulta, o psiquiatra colhe o histórico clínico do paciente e avalia seu estado mental, por meio de perguntas sobre seus hábitos, relacionamentos, família, trabalho, lazer etc, e observação do comportamento, humor e discurso do paciente.

O médico também realiza exames físicos e pode pedir exames laboratoriais e de imagem para verificar a existência de doenças orgânicas, como Alzheimer, e marcas de automutilação. As consultas psiquiátricas duram, em média, uma hora.

Qual é o salário de um psiquiatra?
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), consultados pelo site Salario.com.br, a média salarial dos psiquiatras no Brasil é de R$ 7.078,61, para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, e o teto salarial é de 16.490,41.

Onde o psiquiatra pode trabalhar?
O psiquiatra pode atender em consultórios e clínicas particulares, ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS), emergências e enfermarias de hospitais públicos e privados ou em órgãos públicos de saúde, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Esse profissional também pode seguir a carreira acadêmica, ministrando aulas e realizando pesquisas em universidades e institutos, e atuar nas áreas pericial e forense.

Como se tornar um psiquiatra?
Para se tornar um profissional da Psiquiatria, é preciso fazer a graduação em Medicina e depois, a residência médica em Psiquiatria. Assim como outras áreas da Medicina, a formação do psiquiatra é longa, dura nove anos.

No período de residência médica, o residente faz estágios nas áreas de enfermagem, neurologia, clínica médica, emergência psiquiátrica, entre outras e adquire vivência médica em ambulatórios especializados em esquizofrenia, transtornos de humor e psicoterapia.

Onde estudar para trabalhar na área da saúde?
Infelizmente, o curso de Medicina é concorrido e distante da realidade financeira de muitas pessoas. Mas, existem outros cursos mais acessíveis para quem sonha em trabalhar com saúde mental e outras áreas da saúde. Veja alguns:

Psicologia;
Enfermagem;
Fonoaudiologia;
Nutrição;
Fisioterapia;
Odontologia;
Biomedicina;
Terapia Ocupacional.
Se interessou por alguma desses cursos? Antes de escolher uma faculdade para ingressar, é necessário ver as avaliações da instituição no Ministério da Educação (MEC), conhecer sua estrutura e comparar suas mensalidades.

Você aprende mais sobre o seu humor;
Consegue identificar melhor seus sentimentos;
Aprende a identificar os pensamentos que pioram o quadro depressivo;
Consegue entender melhor seus comportamentos;
Entende como ter mais controle sobre sua vida;
Desenvolve defesas emocionais saudáveis e sólidas para lidar com situações
Consulta Popular Psiquiatra
As doenças que se relacionam à psiquiatria podem provocar diversas alterações e transtornos mentais que, em alguns casos são irreversíveis. Entretanto, é possível prevenir e tratar muitas alterações quando são diagnosticadas logo no início.

Dessa forma, a consulta regular com um médico psiquiatra é fundamental para uma boa saúde mental. Veja, a seguir, as doenças psiquiátricas mais comuns:

dependência de drogas: alcoolismo e uso de drogas ilícitas como cocaína, entre outras substâncias tóxicas e altamente viciantes;
depressão: sentimento de profunda tristeza, acompanhado de desânimo, baixa autoestima e isolamento social;
esquizofrenia: distúrbios da linguagem, afeto, percepção, pensamento, atividade social e falta de vontade;
pânico: semelhante ao transtorno de ansiedade, com crises repentinas de medo intenso sem justifica real;
transtorno obsessivo compulsivo: conhecido como TOC, com pensamentos obsessivos e compulsivos que interferem na rotina das pessoas;
transtorno bipolar: alterna fases de bom humor e produtividade intensa com fases de depressão;
transtornos alimentares: anorexia (não comer por medo de engordar) e bulimia (provocar vômitos após comer grandes quantidades de alimentos);
transtornos de ansiedade: preocupação excessiva ou expectativa apreensiva;
transtornos dissociativos: sensação de desconexão de si próprio e/ou do ambiente ao redor;
transtornos do sono: dormir pouco ou por muitas horas;
transtornos dos hábitos e dos impulsos;
transtornos sexuais: busca excessiva por satisfação sexual.
Cada tipo de transtorno psiquiátrico apresenta um ou mais sintomas característicos, sendo importante observá-los para buscar ajuda profissional a tempo.

Principais sintomas e sinais que indicam a necessidade de consultar um psiquiatra
São diversos os sintomas de doenças psiquiátricas, em geral, os sentimentos de depressão, ansiedade extrema, alucinações e delírios são os mais comuns e indicam urgência no diagnóstico dessas doenças.

Além desses sinais, outros indicativos importantes são:

dificuldade para raciocinar: confusão mental e lentidão de pensamento para concluir um raciocínio de forma clara e objetiva;
hiperatividade: pensar em várias coisas ao mesmo tempo e não se fixar em nenhuma;
isolamento e desmotivação: sentimento de se sentir melhor longe de outras pessoas;
medo intenso e sensação de asfixia: quando o sentimento não tem uma explicação lógica e acompanhado de falta de ar;
atitudes obsessivas e compulsivas que demandam muito tempo e interferem na rotina do paciente: manias como perfeccionismo;
alterações de humor: com momentos que se alternam entre a euforia e a tristeza profunda.
Dessa forma, quando uma pessoa se sente mais ansiosa do que o seu normal, com medo, ou muita tristeza e desânimo que persistem por algumas semanas, é importante buscar por uma ajuda psiquiátrica.

Atuação do médico psiquiatra
Em uma primeira consulta é feita uma avaliação detalhada da pessoa, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e comportamentais. Ela inclui a análise do estado mental e físico do paciente, como a verificação da pressão arterial e batimentos cardíacos.

A avaliação psíquica ocorre desde o momento em que o paciente entra no consultório, por meio da observação cuidadosa do seu comportamento, humor, comunicação verbal e atenção, entre outros aspectos. Esse exame é complementado no decorrer das consultas com diálogos, testes e questionários.

A análise detalhada do estado mental é essencial, pois a maioria dos transtornos psiquiátricos não são aparentes, necessitando de alguns exames específicos.

Exames que auxiliam o diagnóstico das doenças psiquiátricas
Muitas vezes, as doenças são causadas por alterações químicas no organismo. Para identificá-las podem ser solicitados exames de laboratoriais e de imagem, como:

dosagem de anticonvulsivantes no sangue;
dosagem de hormônios;
dosagem de lítio no sangue;
eletrocardiograma;
função hepática;
função renal;
glicemia de jejum;
hemograma;
ressonância nuclear magnética do cérebro;
testes neuropsicológicos.
Tratamento multidisciplinar
Muitas vezes, o psiquiatra trabalha com outros profissionais da área de saúde, como psicólogos, psicanalistas e neurologistas, a fim de obter melhores resultados nos tratamentos.

Nos casos em que há necessidade do trabalho conjunto do psiquiatra e do psicólogo, o primeiro pode receitar medicamentos para o alívio dos sintomas causados por alterações na saúde mental do paciente.

Já o psicólogo ajuda o indivíduo a entender e enfrentar esses problemas. Assim, esses profissionais interagem até que o paciente não necessite mais de medicamentos e demonstre que consegue lidar com seus problemas de maneira independente.

Aspectos que devem ser observados para a escolha do psiquiatra
Antes de escolher um médico psiquiatra é preciso pesquisar e observar alguns aspectos importantes para ter certeza de um atendimento profissional qualificado.

Para tanto, é preciso verificar se o médico é registrado no Conselho Regional de Medicina do Estado e se ele tem o RQE, que indica ter feito a residência médica em psiquiatria.

Para aumentar a probabilidade de uma boa escolha, também é importante ter outros cuidados, como:

buscar indicações de médicos e outros profissionais da saúde;
conferir se o atendimento do médico psiquiatra se encaixa em seu orçamento;
preferir psiquiatras que participem de congressos e outros eventos para se manterem atualizados;
verificar se os horários do psiquiatra são compatíveis com sua rotina para evitar abandono do tratamento.
Nesse sentido, uma boa opção para se consultar com um profissional qualificado, pode ser encontrada em clínicas populares como a GlobalMed, que apresenta diferenciais com atendimento de qualidade e preços acessíveis.

Como vimos, o médico psiquiatra previne e trata os transtornos mentais dos pacientes, por meio de atendimento em consultas e prescrição de medicamentos psiquiátricos. Para escolher esse profissional, é importante observar aspectos quanto à sua capacitação, valores cobrados e horários compatíveis.

O médico psiquiatra é um especialista em saúde mental que tem por objetivo diagnosticar, tratar, prevenir e reabilitar diversos tipos de distúrbios mentais, como a depressão, o transtorno bipolar e a esquizofrenia, entre outras alterações mentais.

Esse especialista é capacitado para realizar o diagnóstico, prescrever medicamentos psiquiátricos para auxiliar nos tratamentos e fazer a reabilitação de pacientes. Para tanto, o profissional precisa cursar 6 anos de medicina e mais 3 anos de especialização em psiquiatria.

Neste artigo vou apresentar uma visão geral sobre o médico psiquiatra, explicando como esse profissional atua, quando é recomendado consultá-lo e o que deve ser observado para escolher esse tipo de atendimento.
Área de Atuação Psiquiatra
Psicogeriatria, Psicoterapia, Psiquiatria da Infância, Psiquiatria da Adolescência, Psiquiatria Forense Psiquiatra

Publicidade