Reginalda Maria Machado Dos Santos – Belo Horizonte – MG

Publicidade

Reginalda Maria Machado Dos Santos - Belo Horizonte - MG

Consultórios e Clínicas. A prática diária as decisões tomadas para resolver o problema do paciente são usualmente baseadas na aplicação consciente da informação avaliável por regras explicitamente definidas.

Consultas Popular em Ermelinda – Belo Horizonte – MG

Endereço: Av Americo Vespucio, 600 Sala 014 – Ermelinda – Belo Horizonte – MG
Cep: 31230240

Tipo de Estabelecimento: Ambulatório
Tipo de Unidade: Consultório
CNES: 6379451

Atividade base Reabilitação

Conjunto de ações e serviços orientados a desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho dos indivíduos, proteger a saúde e prevenir agravos, de modo a contribuir para autonomia, acesso à direitos e participação em todas as esferas da vida social.

Telefone Reginalda Maria Machado Dos Santos:

Encontre Consultórios e Clínicas em Ermelinda – Belo Horizonte – MG

Publicidade

Consultórios e Clínicas – Audiologista em  Ermelinda - Belo Horizonte - MG 

Maria Cecilia Mendes De Castro – Belo Horizonte – MG



Luiza Cacia Capelao Ferreira – Belo Horizonte – MG



Joao Carlos Guedes Da Silva – Belo Horizonte – MG



Fique Sabendo?


Molusco contagioso – O que é

É uma infeção viral cutânea comum e contagiosa provocada por um vírus, muito frequente em crianças, sobretudo nas que têm eczema atópico, embora por vezes também possa aparecer em adultos. Causa nódulos ou pápulas elevadas com o centro deprimido, semelhantes a pérolas, de cor branca, rosada ou amarelada. 

O vírus afeta principalmente menores de 15 anos. As pápulas geralmente são indolores e não dão prurido. Podem afetar qualquer área da pele, mas situam-se normalmente no tronco, braços e pernas. Geralmente curam sem intervenção entre seis a 12 meses e não deixam cicatrizes. Em casos menos comuns, pode levar até quatro anos para a cura ocorrer.

Não tem qualquer gravidade ou influência na saúde geral e, por isso, não faz parte da lista legal de doenças de evicção escolar obrigatória.


Artrite reumatoide – Sintomas

A sua apresentação clínica é variável, com um início da doença de forma aguda ou lenta, ou entre estes dois extremos, de forma subaguda. O início lento ou gradual é mais frequente (cerca de 2/3 dos casos), enquanto um início agudo é menos comum. Começa predominantemente como uma doença articular, com uma ou várias articulações afetadas, mais frequentemente as pequenas articulações das mãos e dos pés, de forma bilateral e simétrica, podendo, no entanto, manifestar-se de início como uma doença extra-articular ou com uma apresentação não articular, ou ainda predominantemente geral, com dores articulares inflamatórias ou musculares difusas.

No quadro articular há frequentemente, desde o início da doença, fadiga, anorexia, perda de peso e febre baixa. Noutros casos, meses antes do surgimento do quadro de poliartrite, pode ocorrer fadiga isolada ou dor difusa não específica, acompanhada de doença pulmonar.


LDL (Low Density Lipoprotein – lipoproteínas de baixa densidade) – O que é

Conhecido como “mau colesterol” significa em inglês Low Density Lipoprotein e em português lipoproteínas de baixa densidade.

Estas lipoproteínas são responsáveis pelo transporte dos lípidos na circulação sanguínea, nomeadamente pelo encaminhamento do colesterol do fígado para as células. Ou seja, quando as LDL existem em quantidades excessivas tendem a acumular-se nas paredes das artérias do coração e cérebro e, em conjunto com outras substâncias, a formar uma placa, podendo obstruir estes vasos sanguíneos (formam a aterosclerose).


Demência – O que é

Demência é um termo genérico, utilizado para designar um conjunto de doenças nas quais existe deterioração do desempenho cognitivo e comportamental, condicionando a autonomia.

Existem diversas demências e são raras as que se podem tratar ou prevenir eficazmente. Acredita-se, no entanto, que um estilo de vida saudável possa retardar o surgimento da maioria.

 

Demência sem perda de autonomia

Quando há um desempenho cognitivo inferior à idade e escolaridade mas o doente é capaz de realizar todas as tarefas que antes assumia, tem um defeito cognitivo ligeiro. Esta categoria representa um estado de transição entre a normalidade e a demência, sendo que a conversão ocorre a um ritmo de 15% por ano.

 

Que funções se podem perder com a demência?

Os principais domínios cognitivos que podem ser afetados são: 

A capacidade de organização, planeamento, decisão e julgamento (funções executivas);
A capacidade de reter e evocar informação (memória);
A capacidade de expressão e compreensão verbal (linguagem); 
A capacidade de reconhecer pessoas e objetos (gnose);
A capacidade de orientação no espaço e de produzir sequências de atos motores (praxis).

Cada categoria de demência tende a afetar estes domínios cognitivos num padrão relativamente típico. Tal decorre, por um lado, da predileção que cada uma delas tem por determinadas regiões do cérebro e, por outro, da relevância que cada uma destas categorias assume para cada função cognitiva.

 

Como se classificam as demências?

São várias as classificações utilizadas, sendo que uma das que se mostrou clinicamente mais útil as divide em:

Primárias (degenerativas, em que a demência é a própria doença);
Secundárias (em que há outra patologia que se manifesta por demência);

Entre as últimas há algumas passíveis de serem tratadas e/ou prevenidas, sublinhando a importância de um diagnóstico correto, para o qual contribuem a colheita pormenorizada da história clínica, o exame neurológico e neuro psicológico, e o uso compreensivo de exames laboratoriais e imagiológicos.

 

Quais são as demências mais comuns?

As principais são:

Doença de Alzheimer (que representa cerca de dois terços de todos os casos);
Demência frontotemporal;
Demência com corpos de Lewy;
Demência vascular (destas, a única secundária).

 

Qual a taxa de prevalência da demência?

No que toca à frequência, os dados epidemiológicos mais abundantes referem-se à doença de Alzheimer. A sua taxa de prevalência, que aumenta exponencialmente com a idade, varia de até 1% entre os 60 e os 65 anos a quase 50% acima dos 90 anos, estimando-se um total superior a 150 mil pacientes em Portugal e 35 milhões em todo o mundo.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).