Consultórios e Clínicas em Sto A V Alegre - Bonfim - MG
Bonfim Centro De Saude S A Vargem Alegre – Bonfim – MG
Fique Sabendo?
Tomar anticoncepcional sem saber que está grávida faz mal ao bebê?
Tomar anticoncepcional sem saber que está grávida não faz mal ao bebê se for interrompido ainda no início da gravidez. O anticoncepcional oral contém uma dosagem de hormônios femininos, estrógeno e progesterona, que se forem usados por muito tempo podem causar características femininas no bebê do sexo masculino, porém se forem usados por pouco tempo durante a gravidez não causarão problemas.
Insuficiência cardíaca tem cura? Como é o tratamento?
Insuficiência cardíaca congestiva pode ter cura, dependendo das causas, do tempo que a doença está instalada, entre outros fatores. Contudo, com o tratamento adequado, é possível melhorar consideravelmente a qualidade de vida e a sobrevida da pessoa, mesmo que ela não fique completamente curada.
Infeção respiratória – O que é
Ocorre quando uma parte do aparelho respiratório é infetada por um microrganismo que pode ser um vírus, uma bactéria, um fungo ou um parasita. As suas manifestações dependem da área atingida. De facto, todas as partes do aparelho respiratório podem sofrer uma infeção: nariz (rinite); seios peri nasais (sinusite); faringe (faringite); laringe (laringite); brônquios (bronquite, bronquiectasias); pulmão (pneumonias) e pleura (pleurite).
Embora a maioria sejam benignas, elas são muito frequentes e podem ser fatais. Por exemplo, as pneumonias são a terceira causa de mortalidade humana e a tuberculose ocupa o sétimo lugar. À escala mundial, as infeções respiratórias são responsáveis por cerca de quatro milhões de mortes todos os anos.
Elas podem ter um impacto variado, dependendo da sua frequência e da gravidade. As mais importantes são as pneumonias, as agudizações infeciosas da doença pulmonar obstrutiva crónica, a tuberculose e a gripe.
Em Portugal, estima-se que ocorram anualmente, mais de 800 mil casos de infeções respiratórias, 150 mil das quais são pneumonias. Em 2008 registaram-se mais de 50 mil internamentos por pneumonia, tendo falecido mais de quatro mil pessoas por esta doença, o que a torna a terceira causa de mortalidade no país.
Cólicas nas crianças – O que fazer?
É fundamental que o bebé se encontre num ambiente calmo, com estimulação visual e auditiva suave. Se os pais se sentirem exaustos devem pedir ajuda (avós, tios, amigos) e fazer uma pausa. Por vezes são precisos apenas uns minutos em silêncio para recuperar energia e enfrentar o choro do bebé com mais tranquilidade. Pais ansiosos podem transmitir essa ansiedade ao bebé, tornando-se mais difícil controlar os períodos de choro.
Existem algumas técnicas que podem ser usadas para tentar acalmar o bebé:
Chupeta
Embalar o bebé no colo tranquilamente com movimentos rítmicos de pouca amplitude, num ambiente calmo, diminuindo a estimulação visual. Apesar do que muito se diz, o bebé nesta idade não é manipulador, e o dar colo para confortar não o vai mimar demasiado!
Embalar o bebé no marsúpio
Mudar de ambiente, sempre tendo em conta que o estímulo visual e sonoro deverá ser suave
Banho de água morna
Massagem no abdómen, com movimentos suaves
A técnica de alimentação pode também reduzir a ocorrência das cólicas. No bebé alimentado a biberão, deve tentar alimenta-lo numa posição mais vertical, fazendo algumas pausas para eructar; preferir um biberão com sistema de escape de ar (anti-cólica) para diminuir a quantidade de ar deglutido. No bebé que faz aleitamento materno exclusivo, não prolongar as mamadas excessivamente e fazer pausa a meio para eructar pode também reduzir a quantidade de ar deglutido.
Existem vários medicamentos e preparados disponíveis para aliviar as cólicas, mas só deverão ser administrados com conselho médico.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Sto A V Alegre - Bonfim - MG