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Dayse Mirian Damasceno Silva – Belem – PA
Catia Irene Duarte Valente – Belem – PA
Fique Sabendo?
Noz – O que é
Fruto seco extremamente calórico que fornece vitamina E e ómega 3 e parece ajudar a diminuir os níveis de colesterol.
Rico em vitaminas B2, B3, C, E, ácido fólico, cálcio e ferro, este fruto seco é ainda uma boa fonte de magnésio, potássio, selénio, zinco, fibra e proteína. Especialmente recomendadas para quem segue regimes alimentares vegetarianos, podem ser consumidas ocasionalmente por quem pretende perder peso e, moderadamente, por quem sofre de hipercolesterolemia, uma vez que a sua gordura é monoinsaturada e contribui para reduzir os níveis de LDL, o chamado mau colesterol.
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Estrabismo na criança – O que é
O estrabismo é um defeito visual que consiste na perda do alinhamento ou paralelismo ocular, de modo a que cada olho apresenta uma direção diferente. Nalguns casos um olho é dominante e só o outro é que desvia, mas pode também existir alternância, isto é, quando fixa com o olho direito desvia o esquerdo, quando fixa com o esquerdo desvia o direito.
O estrabismo pode ser horizontal, convergente se o desvio é para dentro e divergente se o desvio é para fora, ou vertical se o olho desviado está para cima ou para baixo.
Existem situações mais complexas, com desvios associados, cada um com as suas características clínicas, idade de início, tratamento e prognóstico.
É uma situação que afeta cerca de 3 a 4% das crianças, não sendo conhecida a sua incidência exata em Portugal. O estrabismo congénito ou infantil surge antes dos 6 meses de idade. Há outras formas que surgem mais tarde, inclusive na idade adulta.
Discalculia – O que é
A discalculia pertence ao grupo das perturbações da aprendizagem, que afetam a capacidade de uma pessoa adquirir e utilizar funções como a leitura ou o cálculo.
As perturbações da aprendizagem não correspondem a deficiências físicas ou mentais e não refletem a inteligência da criança. Contudo, estas perturbações afetam a sua capacidade de utilizar determinadas ferramentas, o que é importante e pode interferir com o seu desempenho escolar.
As perturbações da aprendizagem mais comuns são a dislexia, que perturba a leitura, a discalculia que interfere com a abordagem de conceitos matemáticos e a dificuldade de aprendizagem não verbal, relacionada com a coordenação e com a linguagem corporal. Estas perturbações podem existir em simultâneo numa mesma criança.
O termo discalculia deriva de acalculia, que corresponde a um transtorno adquirido da capacidade para realizar operações matemáticas, depois de estas se terem consolidado. Encontra-se sobretudo em crianças, é de carácter evolutivo ou relaciona-se com o desenvolvimento e associa-se sobretudo a dificuldades na matemática, mais concretamente da aprendizagem do cálculo. Mas pode-se manifestar ao nível da leitura, da escrita, de números ou símbolos, de conceitos e regras matemáticas, de memorização de factos e conceitos, e também no raciocínio abstrato. Podem ainda estar associadas a problemas em aprender a ver as horas ou a lidar com o dinheiro.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
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