Consultórios e Clínicas em Vila Dalila - Sao Paulo - SP

Publicidade

Luiz Augusto Do Val Serv Medicos – Sao Paulo – SP



Pam Planejamento E Assessoria Medica Ltda – Sao Paulo – SP



Fique Sabendo?


Fibrose pulmonar – Sintomas

Uma vez que a fibrose pulmonar interfere com a elasticidade do tecido pulmonar e com as trocas gasosas, os sintomas mais comuns são a tosse e a dificuldade respiratória, com inspirações e expirações mais curtas e rápidas. Estes indícios podem ser muito ligeiros e quase impercetíveis de início mas vão-se agravando à medida que a fibrose se desenvolve. Assim, a dificuldade respiratória apenas é evidente após um esforço físico mas vai passando a surgir mesmo após atividades muito simples como tomar banho, vestir-se ou comer.

A tosse costuma ser seca e crónica, causando desconforto torácico. A má oxigenação do sangue e dos tecidos associa-se a extremidades frias e arroxeadas, podendo surgir alterações ao nível das unhas. Ocorre ainda diminuição do apetite e perda de peso. Noutros casos, os pacientes referem dores musculares e articulares.


Lúpus – Sintomas

As suas manifestações são muito variáveis. Entre elas, inclui-se o cansaço, a perda de apetite e o emagrecimento. Podem ocorrer manchas vermelhas ou rosadas na pele da face (sobretudo nas bochechas e nariz, em forma de borboleta) pescoço ou braços. Estas correspondem às lesões discoides. Nessas zonas a pele fica mais elevada e pode formar-se uma cicatriz.

Os doentes referem muita sensibilidade à luz solar (fotossensibilidade) e pode ocorrer mudança de cor das extremidades (dedos das mãos ou pés) que se tornam brancas ou azuladas, desencadeada pelo frio e/ou emoções.

Por vezes, verifica-se perda de cabelo, formação de úlceras na boca ou nariz, dores nas articulações (dedos das mãos, punhos, joelhos, tornozelos ou anca) com predomínio matinal e, por vezes, acompanhadas de rigidez e/ou calor, vermelhidão, inchaço e dificuldade nos movimentos, geralmente sem deformações articulares.

Podem ser afetados outros sistemas, como o respiratório, com inflamação do revestimento dos pulmões (pleura), que se manifesta por dor torácica e tosse; o cardíaco, com inflamação do revestimento do coração (pericárdio), igualmente com dor torácica, mas com características diferentes; e o renal, com perda de proteínas ou outras substâncias na urina.

Mais raramente podem ocorrer convulsões, depressão, maior suscetibilidade a infeções, hemorragias ou nódoas negras fáceis, por diminuição do número de plaquetas.

De um modo geral, estes sintomas não estão presentes em simultâneo, mas sim em determinadas fases da doença.


Hepatite – Sintomas

A maior parte das vezes não se associa a quaisquer sintomas. Quando ocorrem, os mais comuns são fadiga, perda de apetite, náuseas, vómitos e diarreia, urina escura e fezes claras, dores abdominais, e coloração amarela da pele e dos olhos (icterícia).  Uma hepatite pode tornar-se crónica e ode evoluir para uma lesão mais grave no fígado, como a cirrose ou mesmo para o cancro do fígado, quando o quadro clínico persiste por mais de seis meses. Todos os tipos de hepatite exigem uma consulta médica e um acompanhamento adequado.


Botulismo – Doenças e Tratamentos

Trata-se de uma intoxicação alimentar, potencialmente mortal, que pode causar danos graves aos nervos e músculos e causada pelas toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulina.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Vila Dalila - Sao Paulo - SP

Publicidade