Exames e Diagnósticos - Audiometria TonalEncontre Audiometria Tonal com Preço Acessível
Evelyn Oliveira – Salto
Dra. Kyria
Pro Consulta Clínica Médica e Exames Guarulhos Taboão
Aline Shmathz Silva Machado e Mayara Aurélia Emílio
Tedesco Odontologia
Pronto Saude Consultas e Exames Unidade Centro
Mais Saude Multiclinica
Centro Medico Popular
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
A audiometria tonal é um exame que avalia a capacidade auditiva da pessoa, permitindo determinar o seu limiar auditivo, inferior e superior, em um espectro de frequências que varia entre os 125 e os 8000 Hz.
O limiar auditivo é o nível mínimo de intensidade de som que é necessária para que o tom puro possa ser percebido metade das vezes em que for apresentado, para cada frequência.
O que é o exame Audiometria tonal?
Audiometria tonal: avalia a capacidade auditiva do paciente através de estímulos sonoros. É considerado um teste subjetivo porque depende das respostas do paciente aos estímulos auditivos fornecidos pelo avaliador, é um exame imprescindível para o diagnóstico, acompanhamento da evolução e tratamento de doenças da audição.
Audiometria vocal: avalia a capacidade do paciente para compreender a fala e tem por objetivo detectar o limiar de recepção e do índice de reconhecimento da fala. É um teste complementar a audiometria tonal.
Como é feito Audiometria?
Realizado em cabina isolada acusticamente, o paciente recebe um fone de ouvido e informa ao avaliador se ouve ou não os diferentes sons que são emitidos, em várias intensidades e frequências. De acordo com as respostas obtidas, é possível detectar se existe a alteração auditiva, assim como o grau e o tipo de perda auditiva.
O resultado é expresso em um gráfico, denominado audiograma, que revela a capacidade auditiva do paciente.
Indicação Audiometria
Pode ser realizado em qualquer idade a partir de dois anos, desde que o paciente possa mostrar espontaneamente que está ouvindo o estímulo. Normalmente, o exame é prescrito quando há a necessidade de avaliar a audição do paciente, também é indicado em idade escolar, em suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas, perfuração timpânica, uso excessivo de diversos medicamentos, infecções, história hereditária de perda auditiva, entre outras questões.