Exames e Diagnósticos - Curva GlicêmicaEncontre Curva Glicêmica com Preço Acessível

Publicidade

Exames Popular em Santa Cecília – Lavoisier – Angélica II


Acesso PNEs Agendamento Online Anatomia Patológica Análises Clínicas Atendimento Domiciliar Biologia Molecular Box pediátrico Check-in rápido Citologia Coleta Ginecológica Colonoscopia Colposcopia Covid Sorologia Curva Glicêmica Curvas Curvas Glicêmicas e Hormonais Curvas Hormonais Densitometria óssea Doppler Vascular Dopplerfluxometria Colorida Ecocardiografia Ecocardiografia Transesofágica Ecocardiografia com Doppler Colorido Ecocardiografia sob Estresse Ecocardiografia/Doppler Ecocardiograma Ecocardiograma Adulto e Infantil Ecocardiograma Bidimensional com Doppler Ecocardiograma Fetal Ecocardiograma Infantil Ecocardiograma com doppler colorido Eletrocardiografia Eletrocardiograma Endoscopia Endoscopia Alta Endoscopia Baixa Ergometria Espermograma Estacionamento Estacionamento Pago Estacionamento com manobrista Exames e Diagnósticos Holter Holter 24 horas Laringoscopia Líquor M.A.P.A. Mamografia Mielograma Peniscopia Provas funcionais Próximo ao metrô Punção Aspirativa de Agulha Fina (PAAF) Punção Aspirativa de Nódulo Mamário Punção Aspirativa de Tireóide Quantiferon Radiologia Convencional Raio-X Ressonância Magnética Ressonância Magnética das mamas Seguros e Benefícios Serviço de Desjejum Sexagem Fetal Tabela Popular Teste Ergométrico Teste cardio ergométrico Testes funcionais Ultrassonografia Ultrassonografia Vascular com Doppler Ultrassonografia com Doppler Ultrassonografia da Mama Ultrassonografia das mamas com Doppler colorido Ultrassonografia de Músculo Esquelético Vulvoscopia WhatsApp

Clínica Atend Já – Botucatu


Angiologista Anti – Mulleriano Anátomos Bacterioscopia / À Fresco Beta HCG Bilirrubinas CA 125 / CA 19 CD4 / CD8 / CH50 CEA Cardiologista Cariótipos Chagas Chlamydia - Clamídia Cirurgião Citologia Oncótica Clearence de Creatinina 12 e 24 hs Clínico Geral Coagulograma Completo Consultórios e Clínicas Cortisol Creatinina Curva Glicêmica Curva de Resistência Globular Células LE Dengue Igg e Igm Dermatologista Drogas de Abuso Eletroforese de Hemoglobina Eletroforese de Proteínas Endocrinologista Espermograma Estradiol Exame Toxicológico Exames De Imagem Exames De Laboratório Exames e Diagnósticos FSH Ferritina Ferro Sérico Fisioterapeuta Gasometria Venosa e Arterial Gastroenterologista Geriatra Ginecologista Glicose Glicose Pós Prandial Grupo Sanguineo / Fator Rh HDL HIV Hemocultura Hemoglobina Glicada Hemograma Completo Hemossedimentação Vhs Hepatite IGE Rast em geral Insulina LDL LH Linfócitos Lipidograma Colesterol total Micológico Direto e Cultura de Fungos Microalbuminuria 12 e 24 hs Nefrologista Neurologista Oftalmologista Ortopedista Otorrinolaringologista Parasitológico e Sangue Oculto Pediatra Perfil Reumatólogico Pneumologista Potássio Proctologista Prolactina Proteinúria 12 e 24 hs Provas De Função Hepática Provas de Função Tireoidiana Psa total e Livre Psicóloga Psiquiatra Reumatologista Rubéola Igg e Igm Sexagem Fetal T4 livre TSH Tap Teste de HGH Teste de Paternidade Teste de Tolerância Lactose Teste do Pezinho Teste do Suor Testosterona Total e Livre Toxoplasmose Igg e Igm Triglicerídeos Técnica de Baar Ziehl Urina I Urinas Isoladas Urocultura Urologista Uréia Vitamina B12 Vitamina D Zinco Ácido Fólico Ácido Úrico

Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

O exame da curva glicêmica, também chamado de teste oral de tolerância à glicose, ou TOTG, é um exame que pode ser solicitado pelo médico com o objetivo de auxiliar no diagnóstico de diabetes, pré-diabetes, resistência à insulina ou outras alterações relacionadas às células pancreáticas.

Esse exame é feito a partir da análise da concentração de glicose no sangue em jejum e depois da ingestão de um líquido açucarado fornecido pelo laboratório. Assim, o médico pode avaliar como o organismo funciona frente a elevadas concentrações de glicose. O TOTG é um exame importante durante a gestação, sendo incluído na lista de exames pré-natais, pois a diabetes gestacional pode representar risco tanto para a mãe quanto para o bebê.

Esse exame costuma ser solicitado quando a glicemia em jejum está alterada e o médico precisa avaliar o risco da pessoa ter diabetes. Já para as gestantes, se a glicemia em jejum estiver entre 85 e 91 mg/dl, se recomenda fazer o TOTG por volta de 24 a 28 semanas de gestação e investigar o risco de diabetes durante a gravidez.

Valores de referência da curva glicêmica

A interpretação da curva glicêmica após 2 horas é da seguinte forma:

Normal: inferior a 140 mg/dl;

Tolerância diminuída à glicose: entre 140 e 199 mg/dl;

Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.

Quando o resultado é a tolerância diminuída à glicose, significa que há um grande risco de desenvolver diabetes, podendo ser considerada uma pré-diabetes. Além disso, somente uma amostra deste exame não é suficiente para o diagnóstico da doença, devendo-se ter uma coleta da glicemia de jejum em outro dia para confirmar.

A prova de tolerância à glicose oral (PTGO), ou teste de tolerância à glicose (TTG) ou ainda teste oral de tolerância à glicose (TOTG), é um exame laboratorial que é geralmente utilizado para realizar o diagnóstico de pré-diabetes, diabetes, resistência à insulina ou disfunção de células beta do pâncreas. Além disso, também pode ser utilizada para diagnóstico de acromegalia e hipoglicemia reativa. Na gestação, o teste é realizado entre 24 e 28 semanas para auxiliar no diagnóstico de diabetes gestacional. No teste padronizado do exame, são realizadas coletas de sangue seriadas após a ingestão de 75 gramas de dextrosol (glicose anidra).

O fundamento do teste é dosar a glicose nestes intervalos e avaliar se a glicose está a ser metabolizada pela insulina (cuja função é transportar a glicose para dentro das células e tecidos, diminuindo a sua concentração no sangue).

Quando a insulina não age de forma correta, diz-se que o paciente tem resistência à Insulina. Se essa resistência for muito acentuada o paciente pode desenvolver diabetes mellitus tipo II, sendo, neste caso, necessário tratamento.

Como é feito o exame de Glicemia

O exame é feito com o objetivo de verificar como o organismo reage frente a elevadas concentrações de glicose. Para isso, a primeira coleta de sangue deve ser feita com o paciente em jejum de pelo menos 8 horas. Após a primeira coleta, o paciente deve beber um líquido açucarado que contém cerca de 75 g de glicose, no caso dos adultos, ou 1,75g de glicose por cada quilo da criança.

Após o consumo do líquido são feitas algumas coletas de acordo com a recomendação médica. Normalmente são realizadas 3 coletas de sangue até que sejam completados 2 horas da ingestão da bebida, ou seja, são feitas coletas antes de tomar o líquido e 60 e 120 minutos após o consumo do líquido. Em alguns casos, o médico pode solicitar mais dosagens até que se completem as 2 horas do consumo do líquido.

As amostras coletadas são enviadas para o laboratório, em que são feitas análises com o objetivo de identificar a quantidade de açúcar no sangue. O resultado pode ser liberado em forma de gráfico, indicando a quantidade de glicose no sangue em cada momento, o que permite uma visão mais direta do caso, ou em forma de resultados individuais, devendo o médico fazer o gráfico para avaliar a condição de saúde do paciente.

Teste oral de tolerância à glicose na gravidez

O exame TOTG é fundamental para as grávidas, pois permite que seja verificado o risco de diabetes gestacional. O exame é feito da mesma maneira, ou seja, a mulher precisa estar em jejum de pelo menos 8 horas e, após a primeira coleta, deve tomar o líquido açucarado para que depois sejam feitas as dosagens de acordo com a recomendação médica.

As coletas devem ser feitas com a mulher deitada confortavelmente para evitar mal-estar, tontura e queda da própria altura, por exemplo. Os valores de referência do exame TOTG nas gestantes é diferente e o exame deve ser repetido caso seja observada qualquer alteração.

Esse exame é importante durante o pré-natal, sendo recomendado ser realizado entre a 24° e 28° semana de idade gestacional, e tem como objetivo fazer o diagnóstico precoce de diabetes tipo 2 e diabetes gestacional. Os níveis elevados de glicose no sangue durante a gravidez podem ser perigosos tanto para a mulher quanto para o bebê, podendo haver parto prematuro e hipoglicemia neonatal, por exemplo.

Tratamentos de Diabetes

A primeira opção de tratamento é sempre controle da dieta e prática de exercícios físicos. Quando esse tratamento não funciona é necessária a administração de hipoglicemiantes orais e, em situações mais graves, é necessária a administração de insulina.

Avaliação

Critérios de diagnóstico da diabetes

Condição Glicemia P às 2h Glicemia P jejum HbA1c

mmol/l(mg/dl) mmol/l(mg/dl) %

Normal <7,8 (<140) <6,1 (<110) <6,0

Anomalia da glicemia em jejum (AGJ) <7,8 (<140) ≥ 6,1(≥110) & <7,0(<126) 6,0–6,4

Anomalia da tolerância à glicose (ATG) ≥7,8 (≥140) <7,0 (<126) 6,0–6,4

Diabetes mellitus ≥11,1 (≥200) ≥7,0 (≥126) ≥6,5

Interpretação

A existência de níveis elevados de glicemia após 2 horas da ingestão da carga de 75 gramas de dextrosol mostra uma alteração do metabolismo da glicose, geralmente ocasionado pela resistência à insulina.

Pacientes com valores superiores a 200 mg/dL de glicemia após 2 horas são diagnosticados como diabetes. Nos pacientes que apresentam um valor entre 140 e 199 mg/dL de glicemia às 2 horas, existe um tipo de pré-diabetes chamado de intolerância à glicose ou tolerância à glicose diminuída. pelo menos 50% das pessoas classificadas como Intolerantes à Glicose vão desenvolver Diabetes nos próximos 10 anos.

Publicidade