Exames e Diagnósticos - Dosagem de PSAEncontre Dosagem de PSA com Preço Acessível
Laboratorio Analisa – Ipaumirim – CE
Laboratorio Mais Saude – Paraiso Do Tocantins – TO
Centro Medico Vida Imagem Conjunto Ceara – Fortaleza – CE
Laboratorio Andrade Leite – Sao Joaquim De Bicas – MG
Diagnosticus – Palmas – TO
Laboratorio Citomed Pinhais – Pinhais – PR
Aaa Multiclin Medicina Diagnostica – Osasco – SP
Labinas Psiquiatria – Sao Jose Dos Campos – SP
Prolab Analises Clinicas Jacupiranga – Jacupiranga – RJ
- 1
- 2
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer de próstata.
O PSA no sangue é medido em unidades de nanogramas por mililitro (ng/ml). A chance de um homem ter câncer de próstata aumenta à medida que o nível de seu PSA aumenta, mas não há um ponto de corte definido que possa ter certeza se ele tem (ou não) a doença. Muitos médicos usam um ponto de corte para o PSA de 4 ng/ml ou superior para decidir se um homem pode precisar de mais exames, enquanto outros recomendam um nível mais baixo, a partir de 2,5 ou 3 ng/ml.
A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 ng/ml de sangue. Ainda assim, um nível abaixo desse valor não é uma garantia de que um homem não tenha câncer.
Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença.
Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.
Se o nível do PSA for alto, o homem precisará fazer outros exames para verificar a possibilidade de estar com câncer de próstata.
O PSA também pode ser útil após o diagnóstico do câncer de próstata:
Em homens diagnosticados com câncer de próstata, o PSA pode ser usado em conjunto com os achados do exame físico e do estadiamento da doença para decidir se são necessários outros exames, como tomografia computadorizada ou cintilografia óssea.
O PSA é parte do estadiamento e ajuda a determinar se a doença ainda está confinada à próstata. Se o nível do PSA é muito alto, a doença provavelmente está disseminada, o que ajudará na escolha das melhores opções terapêuticas para o paciente. .
O PSA também é uma parte importante do monitoramento do câncer de próstata durante e após o tratamento.