Exames e Diagnósticos - GlicoseEncontre Glicose com Preço Acessível
Clínica Atend Já – Botucatu
Ozzlab Laboratorio De Analises Clinicas Ltda – Curitiba – PR
Clínica Atend Já – Arapongas
Laboratorio Bio Vida Diagnosticos – Santarem – RJ
Clinica De Imagem Dorneles S S Bioimagem – Chapeco – SC
L I H M Diagnosticos – Campo Grande – MS
Laboratorio Sao Matheus – Nilopolis – RJ
Medclin Laboratorio – Pedra Azul – MG
- 1
- 2
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
A glicose, glucose ou dextrose, é um monossacarídeo e é um dos carboidratos mais importantes na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glicose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em seres procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de fórmula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose, lactose e maltose. Amido e celulose são polímeros de glicose.
No metabolismo, a glicose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glicose hidratada (como no soro glicosado) fornece 3,4 calorias por grama. Sua degradação química durante o processo de respiração celular dá origem a energia química (armazenada em moléculas de ATP – 36 ou 38 moléculas (depende da célula) de ATP por moléculas de glicose), gás carbônico e água.
Por ter 6 átomos de carbono é classificada como uma hexose, uma subcategoria dos monossacarídeos. A D-Glicose é um dos 16 estereoisômeros da aldohexose, também conhecida como dextrose acontece abundantemente na natureza, diferente de seu isomero L-Glicose. No Brasil é fabricada a partir da cana-de-açúcar mais precisamente.
No ano de 1747, Andreas Sigismund Marggraf foi o primeiro a isolar a glicose.
A glicose, quando em solução com a substância Benedict sob aquecimento, muda sua cor de azul para laranja .
Apresenta fórmula mínima: CH2O
Fórmula estrutural:
Estrutura da Glicose
A glicose (C6H12O6) contém seis átomos de carbono e um grupo aldeído e é consequentemente referida como uma aldo-hexose. A molécula de glicose pode existir em uma forma de cadeia aberta (acíclica) e anel (cíclica) (em equilíbrio), a última sendo o resultado de uma reação intramolecular entre o átomo C do aldeído e a grupo hidroxil C-5 para formar um hemiacetal intramolecular. Em solução aquosa as duas formas estão em equilíbrio, e em pH 7 a forma cíclica é predominante. Como o anel contém cinco átomos de carbono e um átomo de oxigênio, o que lembra a estrutura do pirano, a forma cíclica da glucose também é referida como glucopiranose. Neste anel, cada carbono está ligado a um grupo hidroxila lateral com exceção do quinto átomo, que se liga ao sexto átomo de carbono fora do anel, formando um grupo CH2OH.
Estrutura aberta da glicose mostrada utilizando projeção de Fischer, à esquerda, e modelo poligonal, à direita.
Função
O nome Glicose veio do grego (γλυκύς), que significa “doce”, mais o sufixo -ose, indicativo de açúcar. Tem função de regulador de energia, participa das vias metabólicas, além de ser precursora de outras importantes moléculas.
O que é Glicose?
A glicose é um monossacarídeo e um dos carboidratos mais importantes da biologia. É um sólido cristalino incolor e inodoro, solúvel em água. A glicose também pode ser chamada de dextrose (ou açúcar de uva), maltose (ou açúcar de malte) ou sacarose (ou açúcar de beterraba).
A glicose tem a fórmula química C6H12O6 e tem um peso atômico de 180,19 g / mol – D-glicose; -D-manitol; -L-arabinitol 2′-fosfato. A glicose é um açúcar redutor e é um dos dois açúcares que tem o ponto de congelamento mais baixo (derrete a -97,0 ° C (207,42 K; -173,33 ° F)) e o ponto de ebulição mais baixo entre todos os monossacarídeos. A glicose contém um grupo aldeído (CHO), o que a torna uma aldose, em vez de uma cetose como a frutose (ver cetohexose).
A fórmula química da glicose é CHOHCH-CHO, em que tanto o grupo hidroxila quanto o grupo aldeído estão ligados aos átomos de carbono, conforme mostrado no início deste artigo. Em outras palavras, possui a fórmula CCHO. Como a glicose tem um grupo aldeído ligado a cada um de seus grupos hidroxila, ela é uma aldose. O outro monossacarídeo que também possui grupos aldeído ligados a seus grupos hidroxila é a ribose (ribulose).
A glicose tem vários apelidos: açúcar de frutas, açúcar de uva, açúcar de milho e açúcar no sangue (usado em referência à glicose em humanos).
A abreviatura para glicose é geralmente “C” seguido pelo número subscrito 2. A glicose foi descoberta em 1747 pelo químico alemão Andreas Marggraf.
A glicose é um monossacarídeo e um dos monossacarídeos mais abundantes nas células vivas.