Osteoartrose – O que é
Clinicamente há dor articular, rigidez e limitação da função.
Apesar de poder afetar qualquer articulação do corpo, atinge mais frequentemente as mãos, joelhos, ancas, ombros e coluna vertebral.
A população em risco é constituída, sobretudo, por pessoas idosas, em particular do sexo feminino, com obesidade, que têm as articulações sujeitas a sobrecarga devido à profissão ou por motivos desportivos, que têm alterações anatómicas que afetam a normal biomecânica articular e os que sofrem de outras doenças articulares e ósseas, incluindo traumatismos.
É a forma mais comum de artrite, afetando milhões de pessoas em todo o mundo.
Dúvidas relacionadas
Melanoma – O que é
Felizmente, o melanoma pode ser curado se for diagnosticado e tratado nos seus estadios iniciais, ou seja, quando se localiza apenas na camada mais superficial da pele. Nos estadios mais avançados, o melanoma pode espalhar-se à distância, processo denominado de metastização, através do sangue ou do sistema linfático para outros órgãos e ossos, diminuindo a probabilidade de cura.
O melanoma cresce nos tecidos de duas formas:
– crescimento radial (menos invasivo e mais precoce)
– crescimento vertical, ou seja, em profundidade na derme e em proximidade vasos, com capacidade de originar metástases.
As pessoas de pele morena têm o mesmo número de melanocitos que as pessoas de pele mais pálida.
A diferença reside na quantidade de melanina que essas mesmas células produzem. Assim, quanto maior for a produção de melanina, mais escura será a pele e vice-versa.
Replicação – O que é
Na maior parte dos casos trata-se de ADN, mas a replicação também se produz a partir de moléculas ARN, no caso de certos vírus, como o da hepatite D.