Câimbra na panturrilha: o que pode ser e o que fazer?

Publicidade

Câimbra na panturrilha (batata da perna) pode ser causada por atividade física intensa, desidratação, mau condicionamento físico, má alimentação, deficiência de sais minerais ou ainda gravidez.


Dúvidas relacionadas


Benefícios da corrida vão muito além do corpo bonito e sarado

Correr melhora a qualidade do sono, amplia a capacidade respiratória e melhora a autoestima


Síndrome do cólon irritável – Sintomas

As manifestações mais comuns são a dor ou desconforto abdominal, associada a diarreia, obstipação ou ambas. Como regra, a dor ou desconforto abdominal devem estar associados a dois dos três seguintes sintomas: começarem com movimentos intestinais que ocorrem mais ou menos frequentemente do que o habitual; começarem com a presença de fezes menos consistentes e mais aquosas ou, pelo contrário, fezes mais duras do que o habitual; e melhorarem com a evacuação.

A síndrome do cólon irritável pode também causar diarreia três ou mais vezes por dia, com uma sensação de urgência; obstipação com três ou menos evacuações por semana; sensação de evacuação incompleta; presença de muco nas fezes e flatulência (eliminação de gases).

Os sintomas podem manifestar-se após uma refeição e devem ocorrer pelo menos três vezes por mês. A dor abdominal é frequentemente desencadeada pela ingestão de alimentos e alivia após a defecação ou emissão de gases. A dor localiza-se, geralmente, na parte inferior do abdómen. Pode ocorrer também distensão e sensação de gás abdominal.

Os doentes apresentam, geralmente, vários destes sintomas durante longos períodos de tempo. E que podem associar-se a outras manifestações do aparelho digestivo, como digestão difícil, bem como de outros órgãos (urinário, genital, músculo-esquelético). Os sintomas são agravados pelo stress e ansiedade. Geralmente, não se verifica a presença de sangue nas fezes, emagrecimento ou febre.


Ciprofloxacino pode alterar o ciclo menstrual?

Não. A ciprofloxacino é um antibiótico que não interfere no ciclo menstrual, ou seja, o antibiótico não tem relação com atraso da menstruação.


Pubalgia – O que é

A pubalgia resulta de um uso excessivo e repetitivo da sínfise púbica e pode implicar uma interrupção prolongada na atividade física.

Esta entidade é também conhecida como osteíte púbica, uma vez que ocorre dor e inflamação das estruturas ao redor e sobre a sínfise púbica.

O osso púbico é local onde se inserem diversos músculos, cujos tendões ficam inflamados devido ao stress repetitivo na região da sínfise púbica.

Muitos atletas, desportistas, praticantes de futebol, corrida de longa distância entre outros, sentem uma dor incómoda na região próxima à sínfise púbica, causada por sobrecarga, excesso de uso, trauma direto ou algum golpe que produz inflamação e dor.


Publicidade
Publicidade

Janete Conci Russo Vallejos – Belo Horizonte – MG



Clinica Reabilita – Camapua – MS



Bethania De Souza Fernandes Teixeira – Linhares – ES