Síndrome metabólica – O que é

Publicidade

Designa-se por síndrome metabólica a coexistência, num mesmo paciente, de um perímetro de cintura aumentado (superior a 94 centímetros para os homens, e superior a 80 centímetros para as mulheres) e de duas situações patológicas seguintes: alteração da glicemia de jejum ou diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia (triglicerídeos e ou HDL alterados).

Os doentes com a síndrome metabólica têm um risco 3,5 vezes maior de morte por doenças cardiovasculares, como enfarte do miocárdio e AVC.


Dúvidas relacionadas


Osteofitose tem cura? Qual o tratamento?

A osteofitose não tem cura, porque o disco intervertebral desgastado não volta a se regenerar, portanto, os osteófitos, chamados popularmente de bicos de papagaio, permanecem. Mas essas alterações degenerativas do disco podem não causar mais sintomas após um tratamento eficaz, que ajuda a controlar a dor e melhorar a qualidade de vida da pessoa.


Hipercalcemia – Sintomas

Por vezes não se associa a quaisquer sinais. Noutros casos, os sintomas são muito graves e resultam dos efeitos do cálcio em diversos órgãos. Como os rins têm de trabalhar mais para eliminar o seu excesso, pode ocorrer sensação de sede e aumento no número de micções. Podem formar-se cálculos renais que contêm cálcio. E se a hipercalcemia for prolongada, formam-se cristais de cálcio nos rins que se associam a lesões permanentes e a insuficiência renal.

A nível digestivo, a hipercalcemia provoca desconforto gástrico, náuseas, vómitos e obstipação.

Os ossos tendem a ser mais fracos, o que provoca dores. Pode ocorrer igualmente fraqueza muscular. A osteoporose associada à hipercalcemia pode levar a fraturas, deformação da curvatura da coluna vertebral e redução da altura.

A nível cerebral, pode ocorrer confusão, letargia e fadiga. Nas formas mais graves, pode ocorrer evolução para coma e morte.

A nível cardíaco, podem surgir arritmias ou, mesmo, morte.


Quais são os tipos de transtornos mentais?

Os principais tipos de transtornos mentais são os transtornos emocionais, como a ansiedade e depressão; transtornos externalizantes e psicoses.


Doença de Perthes – O que é

É uma condição que ocorre nas crianças e que se caracteriza por uma perda momentânea do fluxo sanguíneo na região da anca, com consequente morte dos tecidos da cabeça do fémur. A área afetada apresenta-se muito inflamada e irritada.

Habitualmente é mais frequente no género masculino mas tende a ser mais grave no género feminino e, por isso, o prognóstico é pior nesses casos. A sua  incidência exata é difícil de determinar, porque muitos casos não são diagnosticados. Mas em 20% existe uma relação familiar.


Publicidade
Publicidade

Stella Crescenti Abdalla – Florianopolis – RJ



Clinica Psicologica Daniele Jaccoud – Niteroi – RJ



Luiz Gustavo Santos Tessaro – Porto Alegre – RJ