Consultórios e Clínicas em Dionisio Torres - Fortaleza - CE
Francisco Eliomar Dias – Fortaleza – CE
Paulo Ernesto Montenegro Cavalcante – Fortaleza – CE
Andre Cardoso Magalhaes – Fortaleza – CE
Karennine Vieira Nogueira – Fortaleza – CE
Mario Henrique Farias Costa – Fortaleza – CE
Davi Barbosa Portela – Fortaleza – CE
Fique Sabendo?
Fígado gordo – O que é
Também conhecido como esteatose hepática, significa acumulação de gordura nas células do fígado.
O fígado é o segundo maior órgão do corpo e desempenha inúmeras funções, tanto na digestão e utilização dos nutrientes, como na remoção de substâncias prejudiciais, além de uma boa regulação da coagulação.
O fígado gordo é uma doença frequente que, em Portugal, afeta cerca de 15% dos adultos, o que indica a ocorrência de, aproximadamente, um milhão e 200 mil casos, dos quais 200 a 300 mil com as formas mais graves da doença, podendo progredir para cirrose hepática. Em termos globais, atinge cerca de 20% a 30% da população independentemente da idade, género ou etnia. Há uma incidência maior em homens, sobretudo em idades mais avançadas, e também nas mulheres pós-menopáusicas. Pode atingir cerca de 3% das crianças (com idades próximas aos quatro anos) e 20% a 50% das crianças obesas.
Esta acumulação de gordura no fígado resulta da sua ingestão em excesso, ao ponto do organismo não a conseguir processar. Fala-se em fígado gordo quando a gordura corresponde a 5% a 10% da massa do fígado.
Pode ser uma situação simples, que não causa lesão do fígado, ou pode evoluir para inflamação do tecido deste órgão, como acontece com a cirrose.
Disfonia espasmódica – O que é
É uma doença neurológica que envolve as cordas vocais, em que os músculos da laringe (o órgão da voz) se contraem de uma forma intensa e irregular (espasmos), tornando a voz tensa e fragmentada, condicionando muito a sua qualidade e fluência.
Os primeiros sintomas ocorrem com maior frequência entre 30 e 50 anos de idade. Este distúrbio parece afetar mais as mulheres do que os homens. A gravidade dos espasmos de voz é variável, podendo diminuir por horas e até dias.
Gravidez ectópica: o que é e quais são os seus sintomas? O feto sobrevive?
A gravidez ectópica é a gravidez que acontece fora do útero, por isso não consegue se desenvolver até o fim. Apenas no útero é possível receber o embrião, nutrir e acomodar um bebê durante a gestação.
Dermatite – Sintomas
Embora cada tipo de dermatite apresente sinais e sintomas diferentes, a vermelhidão, o inchaço, a comichão e as feridas na pele tendem a estar presentes.
Os tipos principais de dermatite e os seus sintomas são:
Dermatite de contacto, que resulta do contacto repetido da pele com substâncias irritantes ou alergénicas. Os sintomas surgem no local de contacto (por vezes, desenham mesmo essa área) e manifestam-se por comichão, vermelhidão e borbulhas, algumas com conteúdo líquido formando pequenas bolhas de água, ou pequenas feridas e crostas na pele. Estas reações não são imediatas, surgem um ou dois dias após o contacto e não ocorrem na primeira vez que se contacta com a substância, sendo necessárias várias exposições até o indivíduo se tornar alérgico.
Neurodermatite, uma dermatite crónica localizada em áreas específicas da pele, caracterizada por prurido intenso nos tornozelos, pulsos, pescoço e braços.
Dermatite seborreica, um tipo comum de dermatite no couro cabeludo e na face que provoca a vulgar caspa. Por vezes, as escamas são secas, outras vezes têm um aspeto oleoso. Esta doença depende dos níveis de hormonas sexuais e, portanto, manifesta-se apenas no recém-nascido, que recebe hormonas da mãe, e após a adolescência.
Dermatite de estase, relacionada com a acumulação de fluidos sob a pele nos membros inferiores, interferindo com a nutrição da pele.
Dermatite atópica, mais conhecida como eczema, associada a intenso prurido que aparece e desaparece. É mais frequente nas crianças do que nos adultos.
Dermatite perioral, um tipo de dermatite que afeta a região em torno da boca.
Dermatite das fraldas, que corresponde à tradicional assadura provocada pela irritação da pele do rabinho dos bebés que usam fraldas. As áreas convexas da área genital ficam vermelhas e irritadas sendo o fundo das pregas poupado. Estima-se que atinja entre 25 a 65% das crianças, sendo mais comum entre os 6 e os 12 meses de idade. É causada pela humidade, fricção e pelo contacto com irritantes químicos e biológicos, como a urina e as fezes. Estes agentes comprometem a barreira cutânea e tornam a pele mais vulnerável a agentes infecciosos. Geralmente, resolvem-se ao fim de 2 a 3 dias, sem complicações.
A dermatite pode complicar-se pelo aparecimento de infeções ou celulite, que corresponde a uma infeção bacteriana grave e que se manifesta por inchaço, vermelhidão, calor e dor ao toque na pele afetada. Outras complicações possíveis são a formação de cicatrizes e as alterações na cor da pele.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Dionisio Torres - Fortaleza - CE